Planejar para viver

Sabia que incluir o planejamento em todos os segmentos da sua vida, pode te trazer uma serie de mudanças positivas?

Imagine um dia que sobra tempo e que você consegue fazer tudo que deseja sem precisar correr. Planejar te faz ter uma vida com mais tempo livre e muito mais organização nas tarefas realizadas.
Vamos começar pela inclusão do planejamento em nosso ambiente profissional. Muitas empresas fecham as portas no primeiro ano de vida. Os empresários se justificam dizendo que a carga tributaria é alta, ou a economia está ruim. Mas o principal motivo é a falta de planejamento. Ainda existem pessoas que questionam a importância do “planejar” como se tal atitude fosse uma perda de tempo. Mesmo sabendo da importância do planejamento, muitas pessoas ainda fingem que ele não existe.
Thomas Edison dizia: Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento. Logo para que tenhamos sucesso em um projeto, nada melhor que planejar para executar.
Mas se mesmo planejando, o tempo parece ser pouco para as suas tarefas, abaixo segue algumas dicas retiradas do Blog da Mimis e que se incorporadas ao dia a dia podem fazer diferença na sua qualidade de vida:
 

1 – Deixe espaços livres na agenda:

Agende seus compromissos com o maior espaço possível entre eles. Assim, caso ocorra um imprevisto ou um trabalho extra, você não se atrasa nem precisa adiar ou suspender o compromisso seguinte. Para quem trabalha muitas horas por dia, inclua na agenda um tempo para você.

2 – Crie uma lista com suas obrigações

Impossível guardar tudo na memória! No começo do dia crie a “Lista de Atenção”. Insira nela todos seus compromissos de maneira decrescente por prioridade. Assim que finalizar a obrigação assinale com um “ok” do lado. Tente fazer um de cada vez, comece e finalize e só depois passe para o compromisso seguinte, assim fica mais ágil e não se perde.

3 – Use o timer para agilizar o trabalho

Têm funções que são muito mecânicas e elas nos fazem dispersar rapidamente, principalmente se for no computador. Então marque no timer o tempo que você acredita que pode realizar aquela tarefa. É uma forma divertida de otimizar tempo e perfeita para quem é competitivo. Pode ir diminuindo cada vez mais o tempo.

4 – Inclua o “tempo de dispersão” em sua rotina

Se tem costume de se perder na internet, vale apostar no “tempo de dispersão”. É simples: inclua na sua “Lista da atenção” um tempo para você dar uma voltinha, pegar um café, olhar a internet. Entre um compromisso e outro é bom dar uma relaxada, isso evita que você perca o foco no meio da tarefa. Lembre-se de usar o timer (principalmente) nesse momento.

5 – Use os momentos de ócio a seu favor

Já que temos pouco tempo, não podemos perder nenhum minuto à toa! Por isso use aqueles momentos normalmente “perdidos” em trajetos de ida e volta para casa, durante as viagens, na espera de um atendimento, para seu desenvolvimento pessoal. Aposte em leituras, vídeo aula, ou ainda aproveite para fazer a lista do dia, rever a agenda ou e-mail. Se precisa descansar aproveite para tirar um cochilo (isso se não for você quem estiver dirigindo rsrs).

6 – Mantenha o ambiente organizado e limpo

O ambiente ajuda muito para que as atividades fluam com mais facilidade. Deixe sempre tudo organizado, papeis e documentos que você usa sempre à mão, e procure trabalhar em um lugar limpo, pois acúmulo de sujeira ou bagunça pode acabar com a sua saúde e diminuir seu ânimo e afetar na produtividade.

7 – Aprenda a delegar trabalho

Aceitar que você não é a única pessoa que pode resolver um assunto pode ajudar bastante na otimização do seu tempo e da empresa ou casa. Aceite e peça ajuda sempre, passe a abrir mão das atividades que costuma administrar. Verá que tudo é adaptável e todos podem aprender.

8 – Priorizar é a questão

Nunca tem tempo para fazer o que quer? Priorize! Se quer muito fazer uma atividade X, como ir à academia, por exemplo, estipule um horário para ela e o mantenha intransferível. Assim, as demais atividades deverão (e irão) se adequar a ela.

9 – Durma! Estar descansado é fundamental

Estar descansado vai diminuir o estresse e aumentará sua disposição. Dormir deve estar entre as prioridades sim! Sem uma boa noite de sono seu dia não será nada produtivo.

10 – Observe seus pontos fortes e fracos

Tenha noção de suas capacidades. Pegue um dia para observar de forma distanciada e sem julgamentos como você trabalha, como mantém sua rotina. Coloque na balança como faz e como quer fazer. Isso lhe dará uma noção dos pontos em que tem que ajustar, o que deve ser priorizado, o que deve ser mantido como está e o que deve ser eliminado.
        
 
Boa sorte ! Boa vida! Carpe Diem! 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s