Tenha seu Plano (de Negócios)!

Uma coisa todos – clientes, prestadores de serviços, estudantes de Comunicação e Marketing, pós-graduandos em Mídias Sociais, eu e você – temos que ter em mente: o planejamento da sua Mídia Social começa no seu Plano de Negócio.

Noto bastante o caminho inverso, alguns clientes chegam com seus perfis comerciais nas Mídias Sociais, porém cheios de dúvidas e indefinições, e algumas delas são questões que já deveriam ter sido estabelecidas lá atrás, no Plano de Negócio. Observo que, pelas Mídias Sociais serem gratuitas – me refiro a fazer um perfil, e não compra de anúncios – de fácil acesso e intuitivas, muitas empresas fazem seus perfis, mas poucas se planejaram para aquilo e sabem exatamente o que estão fazendo.

Dica: as Mídias Sociais parecem fáceis, mas requerem planejamento, conhecimento, acompanhamento e dedicação. Muita dedicação! Não é local para aventureiros.

Dito isso, voltemos às dúvidas dos clientes nas Mídias Sociais que, na verdade, não são dúvidas de Mídias Sociais. Elas pertencem a um outro momento do negócio, que é o momento da abertura da empresa onde algumas questões básicas devem ser definidas.

Por exemplo, o cliente chega e pergunta: mas qual é meu público? Veja, o seu público-alvo é um item que deve ser respondido quando você decide abrir a empresa e está montando seu Plano de Negócio (e não me diga que você não tem um?!). A Rede Social apenas vai – consequentemente – impactar o público que você já definiu anteriormente.

Público, área de abrangência, verba, dentre outros itens, já devem estar definidos antes da procura pela Mídia Social, no seu Plano de Negócios que é o que vai ditar a sua Estratégia de Marketing, que é o que vai nortear sua Estratégia de Marketing Digital (se for necessária uma) que, por fim, é o que vai definir se você precisa ou não ir para as Redes Sociais. Ou seja:

mkt.png

Com essa imagem fica claro que as Mídias Sociais estão no final de um processo que deve ser estruturado muito antes de sair abrindo perfis.

Por isso, cuidado! É preciso ter base, planejamento, para entrar nesse mundo. Se você quiser uma Mídia Social estruturada, de resultados.

Fazer um perfil numa Rede Social é fácil e gratuito, porém primeiro deve-se identificar na sua Estratégia de Marketing Digital se é necessária (às vezes pode não ser!), e caso seja,  qual delas sua empresa precisa marcar presença.

Fale com uma agência digital, ela poderá ajuda-lo!

OM SHANTI!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s