Postar ou não? Eis a questão!

Você já se pegou com dúvida se esse post pega bem ou não? Fica receoso ao compartilhar um link, pois não sabe se seu chefe vai achar bacana? Já pensou em postar uma frase de impacto, mas lembrou que seus amigos de trabalho vão achar estranho? Afinal, o que é legal ou não postar em suas redes sociais?

A empresa é como um sobrenome. O comportamento fora do ambiente de trabalho tem impacto direto sobre a companhia.

Pense sempre que as redes sociais seguem a vida real, por isso pense como agir diante de algumas situações na frente de seus pares de trabalhos, mesma coisa deve acontecer em pensar sobre a publicação de algum post.

Ao participar de processos seletivos, os departamentos de recursos humanos ficam de olho em compartilhamentos, marcações e comentários, gestores e profissionais de RH verificam a compatibilidade do perfil do profissional com os valores da empresa para balizar decisões de contratação e até mesmo de demissão.

Todo cuidado é pouco ao escrever em um local onde existem milhões de pessoas vendo. O que postamos pode desagradar. Algumas opiniões precisam ficar somente conosco, o restante do mundo não precisa ficar sabendo. O certo seria não informar nas redes sociais o que não queremos divulgar para todos. Mas na prática, não é isso que acontece.

Elaboramos um guia do que achamos legal ou não e você pode se basear nele cada vez que resolver exercer sua criatividade digitalmente:

  1. Comentários sobre times, religiões e política: se você tem um cargo de nível gerencial para cima e usa blogs e comunidades virtuais, resista à tentação de fazer postagens sobre assuntos que geram polêmica, principalmente esses três.
  2. Escrever com erros de Português: revise seus textos antes de postar. Um erro pode se tornar piada e até mesmo inviabilizar sua aprovação em um processo seletivo.
  3. Inserir informações da empresa em que trabalha: Não é interessante postar comentários sobre a rotina de trabalho dentro de uma empresa.
  4. Fotos Inadequadas: Não dá para ser engraçado o tempo todo e para todo mundo. Colocar aquela foto sua pagando mico com os amigos, bebendo nas festas e usando sua roupa de praia preferida é uma péssima atitude.
  5. Abandonar o perfil: Apenas ter um perfil online é suficiente para fazer contatos. Deixa-lo às moscas, sem atualização de cargo, curso e informações em geral, pode afastar suas conexões.
  6. Falar mal do chefe: Independente de quem seja o chefe, em algum momento todos falam mal dele, mas, se no ambiente de trabalho isso já não é aconselhável, imagine a repercussão desse comentário nas redes sociais e pode ter a certeza que seu comentário irá chegar ao conhecimento da parte ofendida.
  7. Entre os assuntos “mal vistos” nas redes sociais podemos citar: Salário, doenças, problemas sexuais, problemas com a lei, fetiches e nudes.

Claro que você deve estar pensando que esse post trata-se de uma censura, mas na verdade ele é só um alerta para você que quer tornar sua vida profissional mais tranquila e sem problemas futuros.

Tem mais algum item que você também acha desagradável e desnecessário postar? Compartilhe conosco!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s